Materiais Complementares

Para todas as formas de educar: Um sistema de Ensino.

Caligrafia (Ensino Fundamental Anos Iniciais- 1° ano)

Considerando o desenvolvimento da habilidade de caligrafia como parte importante do processo escolar e que permeia o processo de alfabetização, este material foi elaborado com o objetivo de ser uma ferramenta de auxílio ao desenvolvimento da escrita com legibilidade e fluência se caracterizando como um suporte ao momento inicial do letramento infantil. O livro de caligrafia apresenta volume único, e é destinado ao 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Cultura Maker (Ensino Fundamental Anos Iniciais)

Os livros de Cultura Maker exploram o aprendizado por meio do “faça você mesmo”, favorecendo o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos. O livro tem como objetivo a elaboração de projetos que permite ao aluno pensar, planejar, trabalhar em equipe e buscar soluções para problemas cotidianos, desenvolvendo habilidades essenciais como autonomia, cooperação, comunicação, entre diversas outras. Esses livros são ofertados para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e cada ano é contemplado com um livro anual.

Livros paradidáticos (Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais)

Através da leitura estimula-se o desenvolvimento da imaginação, do conhecimento e da linguagem oral e escrita. Os livros paradidáticos auxiliam no desenvolvimento de múltiplos conhecimentos, sobretudo de valores e cidadania.

Produção de Texto (Ensino Fundamental Anos Iniciais)

Leitura, escrita e oralidade são práticas a serem trabalhadas de forma articulada no contexto escolar. A leitura proporciona o desenvolvimento da criatividade além de contribuir na ampliação do vocabulário, dentre outros diversos benefícios. Por sua vez, esses benefícios auxiliam no desenvolvimento da escrita e da oralidade. Os livros de Produção de Texto têm como objetivo promover a prática da produção de diferentes gêneros textuais e aplicação de regras ortográficas, melhorando a escrita e desenvolvendo a imaginação. Cada ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais é contemplado com um livro anual de produção de texto.

Educação Financeira e Empreendedorismo (Ensino Fundamental Anos Finais)

De acordo com a BNCC, o processo educacional deve contribuir para a preparação básica para o trabalho e a cidadania, através do desenvolvimento de competências que auxiliem na formação de um cidadão ativo, indagador, criativo e responsável. Ainda segundo a BNCC, uma das formas de garantir essa contribuição básica é proporcionando atividades que promovam o empreendedorismo e a educação financeira.

Os livros de Educação Financeira e Empreendedorismo apresentam como objetivo trabalhar o empreendedorismo, a administração de rendimentos, tomada de decisões, investimento, consumo consciente, entre outros. Cada ano do Ensino Fundamental Anos Finais é contemplado com um livro anual de Educação Financeira e Empreendedorismo.

Caderno do Enem (Ensino Médio)

O Caderno ENEM é um livro complementar aos livros didáticos do Ensino Médio. E cada ano do Ensino Médio contempla um Caderno do ENEM com questões relacionadas aos conteúdos das aulas abordadas no livro. O Caderno do ENEM tem como objetivo treinar e familiarizar o aluno com as questões da prova do ENEM. O livro é composto por questões de edições anteriores que se correlacionam com o conteúdo que está sendo trabalhado no material didático.

Ética e Cidadania (Ensino Fundamental Anos Finais)

Os livros de Ética e Cidadania abordam, de maneira geral, a preparação do educando para a vida em comunidade, o respeito às diferenças e a tomada de decisões. Os livros têm como objetivo oferecer conteúdos que criem condições para garantir o acesso e a interação crítica com o mundo atual, de forma a incentivar a inserção dos estudantes no mundo do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia. A formulação dos livros de Ética e Cidadania guia-se pela BNCC, visando ajudar as escolas a implementarem as aptidões socioemocionais em seus currículos. Os livros de Ética e Cidadania são anuais. E cada ano do Ensino Fundamental Anos Finais possui um livro que será utilizado no decorrer do ano letivo.

Inteligência Emocional (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais)

Em meados da década de 1980, o psicólogo Daniel Goleman desenvolveu seu conceito de inteligência emocional, o qual está pautado no desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento e controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções e relacionamentos interpessoais. Nesse cenário, o controle das emoções de um indivíduo contribui diretamente para um melhor desenvolvimento da inteligência emocional. Essa coleção tem como objetivo otimizar a educação do aluno através do controle de suas emoções, permitindo que o aluno possa desenvolver o autocontrole de seus sentimentos, a empatia e, principalmente, a capacidade de utilizar de forma adequada as suas emoções, canalizando-as para o processo de aprendizado. Essa coleção visa o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que podem ser descritas como “o processo pelo qual as crianças e os adultos adquirem e aplicam os conhecimentos, as atitudes e as habilidades necessárias para entender e administrar emoções, estabelecer e alcançar metas positivas, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e tomar decisões responsáveis”.

Os livros de Inteligência emocional abordam, de maneira geral, a preparação do educando para a vida em comunidade, o respeito às diferenças, a lidar com as emoções e a tomada de decisões.

Caderno de Experimentos (Ensino Fundamental Anos Finais)

Essa coleção tem como objetivo apresentar atividades e experimentos de Ciências como ferramenta complementar dos livros de Ciências do Fundamental Anos Finais visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. A estruturação das atividades foi proposta na perspectiva de promover a exploração de um fenômeno relacionado a aula correspondente do livro do aluno, permitindo assim maior compreensão dos conceitos envolvidos. Muitas atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, no qual o aluno é estimulado a formular hipóteses.

A partir dos experimentos propostos na coleção, os conteúdos relacionados ao bimestre e ano correspondente são abordados a partir dos aspectos qualitativos e macroscópicos, visando auxiliar na construção de conceitos científicos e de processos dialógicos. A partir das atividades e experimentos propostos, os estudantes são estimulados a estabelecer relações conceituais e o professor pode explorar as concepções e interpretações das atividades, intermediando o processo de ensino-aprendizagem.

Explore a Tecnologia Aude